Ciências da Natureza: Aprenda como montar um cronograma de estudos ENEM

Você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio? Pois saiba que ainda dá tempo de se organizar para estudar, uma vez que as provas serão realizadas apenas em janeiro de 2021! Portanto, que tal organizar um cronograma de estudos para o ENEM e aumentar suas chances de obter boas notas? 

Hoje, especificamente, vamos ensiná-lo como fazer uma programação para Ciências da natureza. Entretanto, essas dicas podem ser aplicadas em relação a todas as demais disciplinas que compõem o exame nacional! Essa organização é essencial para que todos os pontos importantes de cada matéria sejam estudados e testados antes do grande dia.

DICA: Cursos de Graduação EaD na Estácio com desconto. Acesse agora: https://matriculas.estacio.br/cursos

Dessa maneira, que tal aprender como fazer um cronograma de estudos ENEM de forma prática e efetiva? Continue lendo e confira abaixo!

Cronograma de estudos ENEM: Passo a passo

O nosso foco de estudos aqui são as disciplinas que envolvem ciências, conforme adiantamos acima. Essas matérias podem ser consideradas especialmente complicadas na medida em que envolvem fórmulas, elementos diversos e seres de toda a espécie. 

As Ciências da Natureza, afinal, correspondem à Biologia, Química e Física, não raro alvos de reclamação por parte dos alunos em relação à realização dos estudos, que demandam muito tempo do estudante. E é aí que mora o perigo, pois é preciso que haja equilíbrio no estudo para que todas as disciplinas recebam a mesma atenção.

Além disso, você pode acabar se perdendo no tempo dedicado à preparação para o exame e atrapalhando seu descanso, tão necessário quanto o estudo. Portanto, é muito importante saber como fazer um cronograma.

Um cronograma de estudos ENEM envolve especificamente a idéia de gestão de tempo e definição de formas e horas dedicadas ao preparo para o exame. Assim, é considerado o tempo de estudo, o material a ser vencido e a forma de divisão e aproveitamento desse mesmo tempo.

Assim, continue lendo e veja algumas dicas cruciais para um cronograma de sucesso!

Conheça sua rotina e disponibilidade para os estudos

Nossa primeira dica para criar um cronograma de sucesso para seus estudos para o exame nacional é conhecer sua própria rotina. Embora isso possa parecer bobo e até mesmo infrutífero, existem diversas atividades que são necessárias no seu dia a dia e que você sequer considera como parte da sua rotina, de tão sutis que são.

Por exemplo, você deve considerar, é claro, o tempo de aulas, caso ainda seja estudante matriculado, ou de trabalho, no caso de possuir um emprego que deve ser conciliado aos estudos. Porém, não pode deixar de considerar o tempo que leva para ir até a escola, por exemplo, para almoço, cuidar de tarefas domésticas e outras questões.

cronograma de estudos ENEM

Diante disso é importante que você consiga realmente estabelecer qual é a sua rotina atual para então enquadrar o cronograma de estudos ENEM. Afinal, existem tarefas que são impostergáveis e você deverá adaptar-se de acordo com elas.

A partir disso será possível conhecer a sua disponibilidade para os estudos, o que nos faz passar para o próximo item.

Determine como será a sua rotina

A partir do momento em que você conhece a sua rotina está pronto para traçar uma nova! É isso mesmo, você precisa entender a rotina pré-estudos para criar aquela que será colocada em prática durante os estudos.

Assim, ao traçar o cronograma de estudos ENEM a sua rotina invariavelmente terá de incluir como uma das atividades o tempo dedicado ao preparo para o exame. É preciso seriedade e compromisso para segui-los de forma que se tornem rotineiros.

Ao determinar sua rotina não esqueça de considerar o tempo para sono e também para o lazer! Afinal, você deve tirar períodos de descanso. Mas cuidado! Lembre-se de que o momento é de foco e não condiz a uma semana de folga, mas a um dia e algum tempo durante cada dia.

Divida o tempo entre as disciplinas

Ok, agora você já sabe onde o cronograma de estudos ENEM se enquadrará na sua rotina. O momento agora, então, é de dividir esse tempo disponível no seu dia entre as disciplinas.

Você pode, por exemplo, considerar as aulas que teve no dia e estudar as mesmas matérias, com tempos proporcionais aos da aula em classe de acordo com a sua realidade. Outra possibilidade é considerar o tempo total durante a semana e dedicar parcelas específicas às matérias. Caso seja necessário, intercale disciplinas de natureza diferenciada para relaxar.

Lembre-se de considerar o tempo para os exercícios

Por fim, não deixe de considerar que o seu cronograma de estudos para o ENEM deve considerar o tempo para exercícios. São eles que vão ajudar na fixação do conteúdo estudado e, também, vão demonstrar para você os pontos fracos e fortes.

A partir deles você pode até mesmo diminuir tempo de estudo de uma matéria para somar a outra. Mas cuidado! Jamais abandone completamente uma das disciplinas, uma vez que é necessário estudo constante para a devida fixação!